O DRAGSTER

sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

O MASERATI

Reportagem de Fernando Valeika de Barros, publicado em edição impressa de Playboy
SOFISTICAÇÃO À ITALIANA
Com tecnologia e design para brigar com os alemães, a Maserati quer recuperar a força dos seus tempos românticos
Ela já fez a concorrência comer muita poeira. Foi a bordo de umaMaserati que o piloto argentino Juan Manuel Fangio ganhou seu quinto título mundial na Fórmula 1, em 1957.
Naqueles idos, os carros que exibiam o tridente de Netuno – símbolo da cidade de Bolonha, onde a marca foi fundada em dezembro de 1914 – no centro de sua grade dianteira impunham respeito e eram admirados por onde quer que passassem, fosse pelas pistas de corrida, fosse pelas ruas.
A mística do passado, no entanto, perdeu força diante da ferrenha competição do mercado. Mais de meio século depois, a fabricante, hoje sediada em Modena, pretende recuperar o prestígio.
Prestes a virar centenária, quer seduzir clientes jovens, catapultar as vendas e ombrear com Audi, BMW, Jaguar, Mercedes e Porsche. “Nossa meta é vender 50 mil automóveis no mundo todo em 2015″, declarou Sergio Marchionne, comandante em chefe da Fiat, dona da Maserati.
Trata-se de um número ambicioso, é verdade; no ano passado, por exemplo, foram vendidas 6,3 mil unidades. Mas, ao conhecer três das estrelas dessa ofensiva, que estão chegando ao Brasil, tais planos parecem bastante factíveis. Boa notícia: em breve a marca inaugurará seu primeiro showroom próprio no país; no Jardim América, em São Paulo.

GHIBLI
O novo Ghibli: com design ousado, o sedã vai de zero a 100 km/h em cinco segundos
O novo Ghibli: com design ousado, o sedã vai de zero a 100 km/h em cinco segundos
Visando clientes jovens, o modelo desembarcará no Brasil no fim do ano. Embora tenha herdado o nome de um cupê dos anos 1960, em nada se parece com o original.
O novo Ghibli é um três volumes com 4,97 metros de comprimento e linhas esportivas. “Seu design é bastante ousado para um sedã”, diz Benedetto Orvietani, diretor de produto da marca.
E se sobra estilo por fora, por dentro não é diferente. Os bancos e revestimentos em couro são obra da italiana Poltrona Frau, referência em móveis e estofados.
A versão mais potente – V6 e com 410 cavalos – vai de zero a 100 km/h em cinco segundos e crava 263 km/h de velocidade máxima. O câmbio, automático, tem oito marchas.
Concorrentes – Audi A6, BMW Série 5, Jaguar XF e Mercedes-Benz E-Class.
Preço no Brasil – Há, por enquanto, apenas uma previsão: 500 mil reais.

LEVANTE
Levante, da Maserati: o primeiro utilitário esportivo da marca reúne estilo e potência - são oito válvulas e 530 cavalos
Levante, da Maserati: o primeiro utilitário esportivo da marca reúne estilo e potência – são oito válvulas e 530 cavalos
Previsto para chegar ao mercado mundial no primeiro semestre de 2014 e ao Brasil poucos meses depois, o primeiro utilitário esportivo da Maserati será obra de um timaço – que tal chassi vindo do Jeep Grand Cherokee e motor projetado por engenheiros da Ferrari?
Quem viu o protótipo babou. Com 4,98 metros de comprimento, o Levante terá formas musculosas, grade ovalada e faróis com LEDs.

A versão mais cara deverá ter motor com oito cilindros e 530 cavalos (outros dados sobre desempenho não foram revelados), tração nas quatro rodas e câmbio com oito marchas.
Concorrentes – Audi Q7, BMW X6, Mercedes ML e Porsche Cayenne.
Preço no Brasil – Sem estimativa.

QUATTROPORTE

O Quattroporte chega à sua sexta geração com design de ponta: as formas arredondadas, os faróis com LEDs e a grade "oval" comprovam
O Quattroporte chega à sua sexta geração com design de ponta: as formas arredondadas, os faróis com LEDs e a grade “oval” comprovam
O sedã chega à sua sexta geração com uma silhueta moderna e 16 centímetros a mais que seu antecessor. Com 5,28 metros de comprimento e entre-eixos amplo (317 centímetros), tem ótimo espaço interno.
O painel do sedã marcado pela sofisticação do material: o couro, a madeira e a fibra de carbono
O painel do sedã marcado pela sofisticação do material: o couro, a madeira e a fibra de carbono

Dentro do carro se destacam o relógio analógico que adorna o painel e a central multimídia com sistema de navegação por GPS.
O motor da versão mais turbinada, que chegou recentemente ao país, tem oito cilindros e 530 cavalos. Bastam 4,4 segundos para o Quattroporte atingir 100 km/h; a velocidade máxima é de 307 km/h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário